nmkj
A Capoeira no Mundo. Reflexão
Quem ainda não observou que a Capoeira mesmo sendo:
1 – Desporto de Criação Nacional.
2 – Patrimônio Cultural do Povo Brasileiro.
3 – Reunir, dentre outros inúmeros valores, arte, beleza, técnica, eficiência, ritmo, disciplina e energia.
4 – Esta intimamente ligada à história social, cultural e política do povo brasileiro.
5 – Ser praticada de forma maciça na América do Sul, Europa, Ásia, Estados Unidos e África.
6 – Estar como disciplina curricular e extracurricular no seguimento da Educação, no Ensino Fundamental, Médio e Superior, nas Academias Poliesportivas, nas Sociedades de Bairro, nos Clubes e nos incontáveis Projetos de Inclusão Social, nem ela, nem os profissionais, nem os praticantes, tem ainda o merecido reconhecimento.
7 – Mesmo sendo uma das modalidades mais praticadas no mundo, é também a de maior evasão de praticantes, para cada 100 que recebem Cordões Verdes, forma-se de um (a) a 3 (três) praticantes no máximo.
8 – A mídia, pelos jornais, rádio, canais de televisão, convencionais, a cabo e internet, dão sustentação à todas as práticas esportivas, dia e noite, sem parar, e a Capoeira?
9 – Todas as modalidades têm valorizados os resultados de cada Atleta que se destaca, cada Técnico, cada Torneio, cada Campeonato, seja regional, nacional ou internacional.
10 - Estas ações é que superlotam as academias e fazem girar o capital financeiro necessário, que movimenta o crescimento do esporte e emprega os profissionais, técnicos, árbitros, instrutores, mesários, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, locutores, comentaristas e etc.
10 – Alimentam um mercado que vai desde o uniforme, CDs, DVDs, Vídeos Games, passando por revistas, livros, cursos profissionalizantes, especializações, envolvendo profissionais de todas as áreas da Ciência e afins, o mundo pára, quando se televisionam os Jogos Pan-americanos, as Olimpíadas, sem falarmos da Copa do Mundo.
É com