NMAP
Tarefa 1 "Ferramentas de Aquisição de Informações"
Tópico: Scanner de Portas Nmap ("Network Mapper")
Data: 26-11-2014
Aluno: ______________________________________________ ASSUNTO
Utilização básica do scanner de portas NMAP (Network Security Scanner). NMAP é um scanner de segurança de rede, que varre portas, indicando se aberta, fechada ou filtrada, associados à portas TCP, numa máquina em uma rede, ou num segmento de uma rede (um grupo de máquinas). O tópico é estudado de forma simplificada, mas Nmap ("Network Mapper") é utilitário com licença em software livre para descoberta de rede e auditoria de segurança em ambientes corporativos.
Situado numa máquina, pode verificar portas abertas em outra máquina em rede. Esta última, podendo ser o próprio “localhost”, uma máquina servidor ou um servidor Web que hospeda um site.
Numa forma mais profissional, o Nmap é considerado por muitos administradores de rede, como muito útil para tarefas como inventário de rede, gerenciar o escalonamento de upgrade de serviços e monitoramento de hosts.
O Nmap é um escaneador de hosts que usa recursos avançados para verificar o estado do seu alvo. A ferramenta é gratuita e encontrada nas versões Linux, Windows, Mac OS, Solaris, FreeBSD e OpenBSD. As versões para Windows e Linux contam com uma interface gráfica que facilitam a vida dos usuários. Aqui, analisaremos a versão para Linux, porém o funcionamento varia pouco em outros sistemas operacionais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Página OpenVAS: www.nmap.org http://www.insecure.org
Links Importantes: http://www.youtube.com/watch?v=CTyvTqoQzzA http://www.slideshare.net/firebits/oficina-de-anlise-em-vulnerabilidades-openvas4-garoahc OBJETIVOS DA AULA
Conhecer um scanner de portas, quanto a seus resultados básicos:
(a) Mostrar os resultados relativos às portas na forma Host-Porta-Serviço, quanto se está aberta ou fechada. Portas abertas indicam serviços