nivelamento - topografia
O tema deste trabalho foi o nivelamento geométrico. Esse método permite calcular a diferença de nível entre pontos, utilizando um aparelho chamado nível e miras verticais, fazendo leitura dos fios inferior, médio e superior. Neste processo não é preciso aferir a altura do aparelho . É um método de alta precisão e é utilizado no transporte de altitudes e em projetos que necessitem de altimetria com precisão, por exemplo em saneamento, estrada, barragens, terraplanagem, etc.
2. OBJETIVO Neste segundo trabalho prático, o objetivo era determinar, por meio de nivelamento geométrico, as cotas dos pontos P1, P2, P4, P5,P6 e MARCO M1 localizados no campus da FCT/UNESP de Presidente Prudente, partindo e chegando do ponto RNUNESP-01A. Para esse trabalho, também adotou-se a cota da referência de nível igual à data de nascimento do aluno (ddmm,aaaa), no meu caso, 1605,1992 m.
3. METODOLOGIA
Como o trabalho tinha como objetivo determinar as cotas de alguns pontos dentro do campus da FCT-UNESP, e éramos obrigados a partir e chegar no ponto RNUNESP-01A, fizemos uma poligonal altimétrica, utilizando o processo de nivelamento geométrico composto. Esse método consiste basicamente em colocar o nível em uma distância equivalente entre o ponto ré e o ponto vante (no nosso trabalho optamos por fazer leituras com distâncias de até 25 metros em média). Em cada um desses 2 pontos, colocávamos a mira vertical junto com uma sapata e fazíamos a leitura dos fios inferior, médio e superior. A diferença entre o fio superior e o fio médio, e do fio inferior e o fio médio não poderia passar de 1mm. Em muitos casos, a distância entre 2 pontos que precisavam ser coletadas as cotas eram muito grandes, então foi preciso fazer alguns “pontos auxiliares” que fazem parte da poligonal altimétrica. O desnível final é calculado pela somatória dos desníveis de cada lance.
4. MATERIAL UTILIZADO
1 Nível topográfico
1 Par de miras verticais dobráveis
1 Par de