nivelamento portugues conceito bom
Nivelamento de Português
Aluno: Felipe de Almeida Rocha
Entrega: 26 de Maio 2014
RA: 01690002122
Curso: Comum. Social Período: 8º
1. ( CÁSPER LIBERO) – Por vezes, pequenos descuidos podem ocasionar problemas de ambigüidade de sentido em certos períodos. Dos trechos abaixo, extraídos do livro
Comunicação em Prosa Moderna (de Othon M. Garcia), apenas um não permite dupla interpretação. Indique-o.
a) Para não ser mordido, o cão teve de ficar acorrentado.
b) Ao sair de casa, deixou o fogão aceso.
c) Depois do exame, o médico lhe disse que estava esperando bebê.
d) Desde os três anos, meu pai já me ensinava a ler.
e) Carlinhos, personagem principal, contava quatro anos de idade, quando o pai, desequilibrado mental, matou sua mãe.
2 (ENEM) – Entrar em estado de coma não quer dizer que os neurônios – as células nervosas cerebrais – tenham sido lesados e que haverá seqüelas. A ocorrência de conseqüências dependerá da qualidade e da rapidez no atendimento. Se o socorro demorar a chegar, o nível de oxigenação cerebral pode ficar tão reduzido que, aí sim, as células sofrem danos irreversíveis.
A nova redação não altera o sentido do texto acima em:
a) O estado de coma não tem nada a ver com os neurônios, nem com suas lesões e seqüelas. Tudo vai depender do socorro prestado: se ele não for rápido, as células nervosas ficam comprometidas para sempre.
b) Quando se fala em estado de coma, não se fala em lesões e danos irreversíveis. Eles ocorrem quando o socorro demora e, aí sim, obrigatoriamente as seqüelas existem e são definitivas. c) Se uma pessoa entra em estado de coma, vai depender do tipo de socorro prestado para saber se os neurônios estão lesados e se as seqüelas são definitivas. A oxigenação cerebral, quando abaixa, faz as células nervosas sofrer danos irrecuperáveis.
d) A presença de seqüelas definitivas para quem entra em estado de coma está associada à boa qualidade do socorro prestado. O