Nivel Operante
NOME: Gracilene Lopes e Camila Requena DATA: 27/08/2013
SUJEITO: EXERCÍCIO: Nível Operante
TURMA: 2° - B Semestre noturno
INTRODUÇÃO:
Nível operante é a observação mediante manipulação experimental, onde os comportamentos emitidos por um organismo não tem nenhuma conseqüência para qualquer resposta emitida. Sua utilidade é basicamente definida, quando depois, se compara com os resultados de conseqüências especiais para uma ou mais respostas emitidas. (MILLENSON, 1967, p. 79)
O comportamento em seu nível operante se torna quando este é comparado em suas freqüências antes e depois da contingência do resultado for estabelecida. (MOREIRA E MEDEIROS, 2007, p. 54).
OBJETIVO:
Observar alguns comportamentos que podem ser emitidos pelo sujeito experimental, quando colocado, pela primeira vez, em um ambiente novo e planejado para ele. Este ambiente é a gaiola experimental que já foi manuseada na aula anterior.
DESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO REALIZADO:
No biotério, após uma privação de 48 horas, o rato foi introduzido na gaiola experimental. A chave de controle do bebedouro estava na posição [manual/automática], ou seja, caso o rato pressionasse a barra eram registrados uma variedade de comportamentos de minuto a minuto por 10 minutos.
RESULTADOS ENCONTRADOS:
A Figura 1 a seguir exibe dados da freqüência de resposta para cada comportamento emitido pelo sujeito de minuto a minuto com a duração de 10 minutos no nível operante.
Figura 1. Freqüência de resposta para cada comportamento emitido.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MILLENSON, J. R. Princípios de Análise do Comportamento. Brasília: Coordenada, 1967.
MOREIRA, N. B.; MEDEIROS, C. A. Princípios Básicos de Análise do Comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007.