Niveis Psicogen Ticos
588 palavras
3 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Teste de Níveis Psicogenéticos
Francisca Vânia dos Santos Silva
Fortaleza Outubro de 2014
Introdução Os níveis psicogenéticos devem ser analisados desde as primeiras garatujas das crianças. Emilia Ferreiro nos ensina que até mesmo a orientação dos caracteres próprios das crianças , a leitura individual e própria de cada um, já é parte do processo de alfabetização.
As ideias das crianças podem parecer estranhas, mas esse é um dos passos principais e iniciais para o desenvolvimento da escrita e da leitura.É importante a divisão em níveis pois a criança perpassa por por quatro etapas até desenvolver de forma mais avançada, o letramento.
Níveis Psicogenéticos:
Pré Silábico: A escrita corresponde a letras misturadas com desenhos representando o que querem escrever.Nesse nível a criança faz variações, sem se preocupar com o som. Para, ela deve haver muitas letras para representar as palavras. Silábico: A criança inicia o reconhecimento da construção das palavras através da pronúncia, da quantidade de sons proncunciada.Desse nível para o nível alfabético, é bem rápido. Para escrever uma frase, designa um caractere para cada palavra.
SilábicoAlfabético: A criança geralmente representa cada sílaba com uma letra.Usa na maioria das vezes, vogais.Nesse nível, a criança tem uma análise prévia do que vai escrever.A partir dai, a criança passa para o nível de esquemas futuros.Pois daí ela começa a descobrir qua sílaba pode ser escrita com mais de uma letra.
Alfabético: Geralmente, nessa fase, a criança já consegue representar o que fala. Já existe a compreensão das sílabas.