niveis de linguagem
Níveis de Linguagem
ITAPURANGA
2014
FACULDADE ITAPURANGA
CARLOS HENRIQUE CAETANO SOUZA
TALITA LEONARDA DA SILVA
Níveis de Linguagem
ITAPURANGA
2014
Introdução
A língua é um código de que se serve o homem para elaborar mensagens, para se comunicar.
Existem basicamente duas modalidades de língua, ou seja, duas línguas funcionais: a língua funcional de modalidade culta, língua culta ou língua-padrão, que compreende a língua literária, tem por base a norma culta, forma lingüística utilizada pelo segmento mais culto e influente de uma sociedade. Constitui, em suma, a língua utilizada pelos veículos de comunicação de massa (emissoras de rádio e televisão, jornais, revistas, painéis, anúncios, etc.), cuja função é a de serem aliados da escola, prestando serviço à sociedade, colaborando na educação, e não justamente o contrário; a língua funcional de modalidade popular; língua popular ou língua cotidiana, que apresenta gradações as mais diversas, tem o seu limite na gíria e no calão.
Níveis de Linguagem
O uso que cada falante faz da língua varia segundo o seu grau de instrução, a idade, a região em que vive e a situação em que ocorre o ato da fala. Por exemplo, uma mesma pessoa, dependendo do meio em que se encontra, das pessoas com quem se comunica, usará diferentes níveis de linguagem. Daí existirem dois tipos de língua: falada e escrita.
A Língua falada pode ser: culta, coloquial, vulgar, regional e grupal (Técnica e Gíria).
Língua culta - é a língua falada pelas pessoas de instrução, niveladas pela escola. Obedece a gramática da língua-padrão. É mais restrita, pois representa privilégio e conquista cultural de um número reduzido de falantes.
Língua coloquial - é a língua espontânea, representada pelas formas de linguagem usadas na conversação diária, em situação de informalidade e