Niveis da auto-estima
Já me senti bem pouco propensa a me admirar e gostar de mim do jeito que eu era e, por isso mesmo, sei o quanto tive de trabalhar e me dedicar para superar essas fases. Hoje posso entender e também depor acerca da falta de amor por si e de como podemos preencher este vazio interior com muito auto-respeito, auto-admiração e autoconfiança por nós mesmos.
Quem lê meus artigos há algum tempo, deve se lembrar de um em que eu abordava os ingredientes do amor, ou seja, os três citados acima: respeito, admiração e confiança. Isso vale também para o amor que sentimos por nós mesmos. É impossível pensar num bem-estar interno sem que tenhamos esses três sentimentos ativos e muito bem considerados.
No entanto, para chegarmos a eles, um caminho pessoal e bastante delicado precisa ser percorrido. Tentando facilitar o entendimento deste processo, resumi a conquista de si mesmo em 5 etapas. Conquiste seu próprio amor e seja muito mais você e muito mais feliz:
1 - CONHECER: ninguém pode amar alguém a quem não conhece. Conhecer é ter motivos. Portanto, é fundamental que você se conheça. Ainda não estou falando de autoconhecimento, pois este é o segundo passo. Agora, trata-se apenas de sua auto-imagem: o que você sabe dizer e perceber de si mesmo. Isso significa que mais do que se olhar no espelho e se ver, você precisa fazer uma retrospectiva de sua vida, de modo objetivo e analista. Não se deixe paralisar por sentimentos de nostalgia, saudades, mágoas, traumas, etc. Apenas reveja a sua história de modo