niugiuhiohiu
748 palavras
3 páginas
Curso Administração de Empresas Ciências Sociais
Aluno: EDILSON CORSINI PEREIRA JUNIOR
RA: 37259052541
Professor Tutor:
Turma:
O indivíduo e a sociedade
PASSO 1 – Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão à família e a escola. Faça esta leitura no livro texto e avalie quais as principais características dos agentes.
Dentre os principais agentes de socialização destacam-se a família, a escola, os grupos de “status”, os meios de comunicação em massa e os grupos de referência.
A família é o principal agente de socialização. É nela que a criança, ao nascer, sofre influência com base na cultura, modos e crenças que seus pais conhecem. No convívio familiar, a criança passa a adotar características típicas dos pais, como jeito de se vestir, falar, assim como cultura e religião. O ambiente familiar é diversificado, podendo ser mais ou menos autoritário, permissivo, dependendo da região ou cultura.
A escola também é fundamental para a socialização, pois diferente do ambiente familiar, a criança passa a ter contato com várias outras pessoas, com formação familiar diferentes. Aprendendo a conviver, respeitando as diferenças sociais e culturais de outras crianças.
Com todas as regras, sendo aplicadas igualmente para todos, elas passam a consolidar sua personalidade individual e social.
Os grupos de status ajudam sua formação social a medida que vão avançando a idade, formando seus gostos, gestos, modo de falar próprio assim por diante.
Os meios de comunicação de massa, como a televisão, são considerados novos agentes de socialização. Eles influem bastante na formação social. Ela pode influenciar tanto negativamente, com seus programas violentos e cenas de sexo, quanto positivamente, voltado para o lado das preocupações sociais e ambientais.
Os grupos de referências são usados como modelos de comportamento e atitudes por toda