Nitroglicerina
SECRETARIA DE CULTURA E DESPORTO
Professora:
Disciplina:
Serie:
Nitroglicerina
CIDADADE E ANO
NOME DOS COMPONENTES
Nitroglicerina
Este trabalho foi feito para obtenção de nota do 3° Bimestre da disciplina de Química.
Mês e ano.
Cidade/Estado
Introdução
Neste trabalho veremos um pouco sobre a nitroglicerina, irei explorar as principais duvidas sobre o devido assunto.
Este trabalho foi feito para entendermos um pouco sobre a nitroglicerina que é uma substancia muito perigosa.
Nitroglicerina
O que é a Nitroglicerina?
É um líquido oleoso de coloração amarela levemente esverdeado, semelhante ao mel, foi utilizado como explosivo devido a sua instabilidade e a capacidade de liberação de moléculas e gases.
A nitroglicerina é um explosivo extremamente instável (pequenas perturbações podem provocar sua detonação), e ao longo do tempo ela degrada para formas ainda menos estáveis. Por essa razão, é um composto de transporte e manuseio bastante perigosos.
Como é Obtida?
A nitroglicerina é obtida através da nitraçao da glicerina, catalisada por acido sulfúrico, esse tipo de ração faz parte das mais importantes.
A nitroglicerina separa-se da mistura ácida formando uma camada oleosa sobrenadante. Pela simplicidade do processo, dificultam-se em muitos países (como no Brasil) a aquisição de ácido nítrico e ácido sulfúrico.
Quando Foi Descoberta?
Foi descoberta por Ascanio Sobrero em 1847, que primeiramente a chamou de "piroglicerina", misturando glicerina, ácido sulfúrico e ácido nítrico.
Em 1867, Alfred Nobel, cujo pai, engenheiro, na cidade russa de São Petersburgo, instalou uma fábrica de nitroglicerina, concebeu absorver a nitroglicerina por um material poroso, absorvente e inerte como a sílica, pós de cerâmicas, argila seca, gesso, carvão, e em especial, as terras diatomáceas (Kieselguhr) obtendo uma massa moldável. Tal massa foi patenteada como dinamite.
Conclusão