Nitretação
Introdução
O processo de nitrocarbonetação (mais popularmente conhecido por nitretação), já ocupa um vasto e ainda crescente campo de aplicação no tratamento de peças e ferramentas dos mais diversos tipos, dentro de quase todos os ramos da indústria.
O termo nitrocarbonetação significa um enriquecimento da superfície de materiais ferrosos com nitrogênio e pequena quantidade de carbono que proporciona às peças tratadas excepcionais aumentos das resistências ao desgaste, à fadiga, ao engripamento, e à corrosão.
O processo de nitretação é um processo de tratamento termoquímico que a exemplo da cementação também altera a composição da camada superficial do aço. Entretanto ao contrário da cementação, a camada nitretada não necessita ser temperada, tendo em vista que os nitretos que se formam já possuem dureza elevada isto faz com que não haja o inconveniente do empenamento.
Além disso, a nitretação é feita na faixa de temperatura entre 500° e 600° C, o que diminui a possibilidade empenamentos por transformação de fase. A camada onde e promovido o endurecimento varia dependendo do processo utilizado e podendo chegar a uma dureza de 1400HV.
A camada nitretada tem menor espessura do que a cementada, raramente ultrapassando 0,8 mm, caso contrário os tempos seriam muito grandes o que torna o método antieconômico. Entre as vantagens da nitretação podemos citar as seguintes:
- alta dureza com alta resistência ao desgaste;
- alta resistência à fadiga e baixa sensibilidade ao entalhe;
- melhor resistência à corrosão;
-mantém o núcleo dúctil e tenaz;
- alta estabilidade dimensional;
-as partes das peças que não se queira tratar são cobertas por estanho ou liga estanho-chumbo(80-20);
-controle da espessura pode ser feito com copo de prova submetido ao mesmo processo;
A nitretação é utilizada no tratamento de metais ferrosos, metais refratários, e mais recentemente em não ferrosos. O processo de nitretação de superfícies se aplica entre