Nitrato de Potassio
A partir da neutralização de substâncias ácidas e básicas, é possível adquirir como o produto, o sal.
Tem-se como exemplo a formação de um sal bastante conhecido, o nitrato de potássio, produto final da reação do ácido Nítrico HNO3 e da base KOH- Hidróxido de potássio.
O produto final tem diversas utilidades, entre elas, pode ser usado como adubo de plantas, por ser uma grande fonte de Nitrogênio e Potássio para as plantas.
Através do Nitrogênio, as bactérias nitrificantes produzem essa substância, juntamente com o Nitrato de Sódio (NaNO³).Além de ser usado na fabricação da pólvora, pavio, fogos de artifício.
Para a produção do nitrato de potássio, é necessário conhecer algumas de suas características, como sua solubilidade de acordo com sua massa e temperatura.
Solubilidade, por definição, é a concentração de soluto dissolvido em um solvente em equilíbrio com o soluto, é a medida da quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em um determinado solvente, podendo variar de acordo com a mudança de temperatura.
As soluções podem ser classificadas em:
Insaturada: Solução, que contém quantidade de soluto inferior a capacidade máxima de dissolução do solvente, sendo, portanto, capaz de dissolver uma nova adição de solvente;
Saturada: É aquela que não é capaz de dissolver nova adição de soluto, na prática é reconhecida sem a presença de corpo de fundo ( resíduo sólido no fundo do recipiente)
Supersaturada: Solução instável que contém dissolvida em quantidade de soluto superior a necessária para a saturação.
Nesse caso em especifico, a solubilidade do sal, nitrato de potássio é maior quando está em temperatura mais elevada, assim, conforme diminui-se a temperatura da solução, tem-se a formação de um corpo de fundo.
Parte Experimental
Experimento 3
Em um erlenmyer de 125 ml, adicionou-se 30 ml de água destilada. Após adicionou-se 18 ml de ácido nítrico com 65 de concentração.
Após colocou o erlenmyer com a solução em um recipiente com