NIQUEL
EMELY VITÓRIA BONA
NÍQUEL
CONCÓRDIA
2015
INTRODUÇÃO
Do Alemão Nickel, que significa Satã e de Kupfernickel um minério de cobre e níquel. Foi descoberto por Axel F. Cronstedt em 1751 em Stockholm, Suécia. Obteve na forma metálica a partir da redução sulfato com uma mistura de carvão vegetal e fundentes. É um metal prateado, brilhante quando polido e muito resistente à corrosão. Suas soluções aquosas são verdes. Possui propriedade magnética.
Atualmente é o obtido na forma pura com teor superior a 99,9% pela eletrólise da solução de sulfato de níquel.
DESENVOLVIMENTO
HISTÓRIA
O uso do níquel remonta aproximadamente ao século IV A.C geralmente junto com o cobre já que aparece com frequência nos minerais deste metal. Bronzes originários da atual Síria têm conteúdos de níquel superiores a 2%. Manuscritos chineses sugerem que o “cobre branco” era utilizado no Oriente desde 1400-1700 A.C, entretanto a facilidade de confundir as minas de níquel com as de prata induzem a pensar que, na realidade, o uso do níquel foi posterior, a partir do século IV a.C.
Os minerais que contém níquel, como a niquelina se tem empregado para colorir o vidro. Em 1751 Axel Frederik Cronstedt tentando extrair o cobre da niquelina, obteve um metal branco que chamou de níquel, já que os mineiros de Hartz atribuem ao “viejo Nick” (o diabo) o motivo pelo qual alguns minerais de cobre não poderiam ser trabalhados. O metal responsável por isso foi descoberto por Cronstedt na niquelina, o kupfernickel, diabo do cobre, como se chamava e ainda é chamado o mineral. CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Elemento químico de símbolo Ni, número atômico 28 e de massa atômica 58,7.
É um elemento de transição localizado no grupo 10 (8B) da Classificação Periódica dos
Elementos. Seu peso específico é de 8,5 g/cm³, com um ponto de fusão localizado em aproximadamente 1453 graus Celsius. Classifica-se como um metal, encontra-se no estado sólido à temperatura ambiente.
É