ninha
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – ISERJ / Coordenação de Ensino Superior
PLANO DE AULA - REGÊNCIA
Área de Atividade/Disciplina: Laboratório de Brinquedoteca Data: 11/11/2014
Escola: Colégio Estadual Júlia Kubitschek Turma: 1002
Série: 1º ano da Formação de Professores. Professor(a) colaborador(a): Solange Nemésio de Albuquerque. Professor(a) Regente: Maria da Conceição Colaço FlorencioUnidade Didática: Valorização do espaço lúdico como conhecimento de si e dos outros.
Duração prevista: 50 minutos
Objetivos Específicos Conteúdos Desenvolvimento Metodológico
Conhecer as brincadeiras de infância que estimulam a criatividade e o fazer em grupo, como corda, elástico, pipa roda, etc.
Utilização dos
Jogos e brincadeiras, no resgate da cultura da época em que os nossos pais brincavam como: cantigas de roda, pula corda, cabo de guerra, rodar o bambolê entre outras. Método: Método de trabalho em grupo.
Estratégias:
Explicar as etapas da aula;
Dialogar sobre o conteúdo;
Distribuir cópias do fragmento do texto: “Brinquedos que meus pais brincavam”, do autor: MACHADO, José Ricardo Martins e MACHADO, Marcus Vinícius da Silva Nunes;Ler o texto recebido;
Dividir a turma em grupos;
Orientar sobre o trabalho proposto;
Escolher uma das brincadeiras;
Realizar a brincadeira;
Apresentar a brincadeira para a turma. Recursos: Auditório, giz, cadeiras, fragmento do texto. Corda, elástico, bambolê, bolas de gude, meias, pedaços de tecidos.
Avaliação: Observar a participação dos alunos nas atividades propostas.
Referências Bibliográficas:
LIBÂNEO, José Carlos-Didática.SãoPaulo: Cortez,2012.
MACHADO, José Ricardo Martins. Brinquedos que meus pais brincavam In 245 jogos lúdicos para brincar como nossos pais brincavam / José Ricardo Martins. MACHADO, Marcus Vinícius da Silva Nunes. Rio de Janeiro: Walk