NINGUEM ESCAPA DA EDUCAÇAO
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRA
SÍNTESE DAS PRINCIPAIS IDEIAS CONTIDAS NO LIVRO
Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos da Educação, como requisito para a obtenção de nota parcial do bimestre.
CURITIBA
2013
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 24° ed., 1989.
A Educação está presente em todas as sociedades humanas, ninguém escapa da educação, pois ela acontece em todos os meios, em casa, na escola, no convívio com outros. “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”. João Guimarães Rosa/Grande Sertão: Veredas.
O autor expõe no início do primeiro capítulo as perspectivas da educação, e utiliza como exemplo os índios norte-americanos, que recusaram um convite dos governantes do estado de Virgínia e Maryland para que enviassem um jovem de sua tribo para estudar fora, com os colonizadores. Os índios responderam agradecendo a oferta, e explicando que um jovem que aprendesse na sociedade fora da tribo seria obsoleto quando voltasse, como aparece em um trecho na carta, “Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.” (p. 9).
Portanto a educação não é expressa por apenas um modelo, não há uma forma única. Em sociedades tribais, de agricultores ou de países industrializados e desenvolvidos ela existe de diferentes formas. A educação pode existir livre como forma de tornar comunitário o saber, através das trocas sem fim com a natureza e o homem. Através da educação as organizações humanas pensam modelos de homens e criam esses através da moldagem conforme a necessidade, que em conjunto constroem a sociedade.
Dentro de sociedades que não tem nada próximo de escolas, a educação existe através da transferência do saber de uma geração a outra, como explica Émile Durkheim, “Sob regime tribal, a característica essencial da educação reside no fato de ser difusa e