nicolly
Síndrome de Arnold-Chiari, ou má formação de Arnold-Chiari, é uma má formação do sistema nervoso central, que acomete a fossa posterior da base cerebral, ocorrendo alterações na estrutura do tronco cerebral e em alguns casos ocorre a hidrocefalia. Em 1891 e 1896 Hans Chiari e Julius Arnold descreveram que havia herniações de estrutura cerebelares que envolvia ou não o tronco cerebral; e foram subdivididas em 5:
Tipo 0: alteração da heterodinamica do liquido cefalorraquidiano no nível do forame magno.
Tipo I: protusão caudal das tonsilas cereberales maior que 5mm, por debaixo do forame magno.
Tipo II:encefalocele occipital comparte das anomalias intracranianeares associadas a Chiari do tipo II.
Tipo IV: hipoplasia grave ou aplasia de cerebelo, associada á fossa posterior com pequeno tamanho.
Sendo a que mais se destaca a do tipo I por ser mais grave e ser mais dificil de diagnosticar.
Os sintomas geralmente aparecem quando já adulto com mais ou menos 30 ou 40 anos; sendo eles: dor na região cervical alta (dor na cabeça), parestesias nas extremidades superiores, papiledema, vomitos, disturbios visuais, falta de equilibrio, falta de habilidades motoras finas, tonturas, dificuldade em engolir, fala arrastada, zumbido, disfunção da bexiga, dor toracica, apneia do sono, paralisia dos nervos cranianos, fraquezamuscular, palpitação, diminuição das habilidades motores e fadiga crônica.
ESPINHA BÍFIDA
Espinha bífida é uma anomalia que acontece na coluna vertebral onde as laminas de L5 e/ou S1 não se forma por completo, não se unem na linha mediana. Essa anomalia ocorre no primeiro mês de gestação.
A maioria dos tipos de espinha bífida ocorre uma protrusão das meninges e/ou da medula espinhal
A espinha bífida cística é a presença de um cisto que acomete a partir da coluna vertebral.
A espinha bífida com meningocele acontece se o cisto contiver as meninges da medula espinhal, elementos da medula e o líquor.
E caso à