Nicolau Maquiavel e Thomas Hobbes
John Locke
Nicolau Maquiavel
Dados:
Nascimento: 3 de maio de 1469 – Florença, Itália.
Morte: 21 de Junho de 1527 (58 anos)
Nacionalidade: Italiana
Nicolau Maquiavel foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do
Renascimento. Ficou reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pois ele escreveu sobre o Estado e o Governo como eles realmente eram na época e não como eles deveriam ser.
Era filho de pais pobres e desde cedo se interessou pelos estudos, aprendendo aos sete anos latim. Maquiavel viveu sua infância na época do governo de Lourenço Médici e entrou para a política aos 29 anos no cargo de Secretário da Segunda Chancelaria.
Logo que ele foi afastado da vida pública começou há dedicar seu tempo e conhecimento para a produção de obras políticas e sociais.
Foi em 1513 que ele escreveu sua obra mais importante e também a mais conhecida:
“O Príncipe”.
Entre os anos de 1517 e 1520 ele escreveu “A arte da Guerra”, esse que foi um de seus livros mais lidos. Em 1520, Maquiavel foi indicado como o principal historiador de
Florença.
O termo “maquiavélico”
O termo Maquiavélico ficou conhecido por causa do livro “O Príncipe”, passando a ser usado para definir aquelas pessoas que praticam atos desleais, para conseguir vantagens, manipulando as pessoas. Mas, não podemos atribuir esse termo ao Maquiavel, pois ele sempre defendeu a ética na política. Frases de Maquiavel
- "Os homens ofendem mais aos que amam do que aos que temem".
- "Nada faz o homem morrer tão contente quanto o recordar-se de que nunca ofendeu ninguém, mas, antes, ajudou a todos”.
- "Todos os profetas armados venceram, e os desarmados foram destruídos”.
Thomas Hobbes
Dados:
Nascimento: 5 de abril de 1588 – Inglaterra
Morte: 04 de dezembro de 1679
Nacionalidade: Inglês foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês, autor de Leviatã (1651) e "Do cidadão (1651).
Teorias e Fundamentos
De