Nicolau Maquiavel Certo
Nicolau Maquiavel
Nicolau Maquiavel foi um
Italiano famoso da época do
Renascimento. Filho de pais pobres, Maquiavel desde cedo se interessou pelos estudos.
Tornou-se
um importante historiador, diplomata, poeta, músico, filósofo e político italiano. Viveu durante o governo de Lourenço de Médici. Sua educação, porém, foi fraca quando comparada com a de outros humanistas, devido aos poucos recursos de sua família.
O Príncipe
A obra mais importante e famosa de Nicolau Maquiavel foi escrita em 1513. Em O Príncipe, Maquiavel aconselha os governantes sobre como governar e manter o poder absoluto, mesmo que seja necessário utilizar forças militares para alcançar tal objetivo.
Mas se a politica não tem como objetivo o bem comum, qual seria seu objetivo?
Maquiavel respondeu: a politica tem como objetivo a manutenção do poder do Estado. E para manter o poder, o governo deve lutar com todas as armas possíveis, sempre atento às correlações de forças que se mostram a cada instante. Isso significa que a ação politica não cabe nos limites do juízo moral. O governante deve fazer aquilo que, a cada momento, se mostra interessante para conservar seu poder. Não se trata, portanto, de uma decisão moral, mas sim de uma decisão que atende a lógica do poder.
“Os fins justificam os meios.”
Esse livro que sugere a famosa expressão: “os fins justificam os meios” que transmite a ideia de que não importa o que o governante faça em seus domínios, tudo é válido para manter-se como autoridade.
Ou seja, os governantes precisam estar acima da ética e moral dominante para realizar seus planos. No entanto, essa expressão não se encontra no texto, foi apenas uma interpretação tradicional do pensamento maquiavélico. Esta obra tentava resgatar o sentimento patriota do povo italiano, e foi escrita no contexto que tinha como ideal a unificação italiana. Fica evidente, nesse ponto, a originalidade do pensamento político de Maquiavel.
Conceitos de “virtu” e “fortuna”