Nicolau Copérnico
Antes de sua teoria, os homens consideravam como verdadeira a tese do cientista grego Ptolomeu, que defendia a ideia de que a Terra era o centro do universo, sendo essa tese chamada Geocêntrica e principalmente a Igreja Católica, a qual agia de modo bravio contra qualquer conceito contrário a essa tese.
Contrário a esta ideia, Copérnico não se convenceu da idéia de que o Sol e todos os demais planetas giravam em torno da Terra. Por esta razão, defendeu a tese de todos os planetas, inclusive a Terra, que gira em torno do seu próprio eixo uma vez por dia e viaja ao redor do Sol uma vez por ano, sendo essa tese chamada de Heliocêntrica.
A idéia de um sistema heliocêntrico, ou seja, com o centro das órbitas circulares colocado no Sol, em lugar da Terra, já havia também sido proposta pelos astrônomos gregos- em particular por Aristarco de Samos no século 3 A.C.A rotação diurna aparente da esfera celeste em torno da Terra se explicaria pela rotação da Terra, em sentido oposto, em torno de seu eixo. Analogamente, seria a Terra que descreveria uma órbita circular em torno do Sol, e não a recíproca. Entretanto, os astrônomos gregos contemporâneos haviam refutado a teoria heliocêntrica com base num argumento muito convincente: ausência de qualquer observação de paralaxe estelar. Se a Terra se movesse em torno do Sol, o ângulo 0¹ entre as direções aparentes