NICCOLÓ MACHIAVELLI O PRÍNCIPE
O PRÍNCIPE
ARUJÁ -SP
2012
NICCOLÓ MACHIAVELLI
O PRÍNCIPE
Trabalho exigido para o 1° Ciclo de Administração para a disciplina de Sociologia Geral e Aplicada.
Docente: J...
ARUJÁ -SP
2012
O PRÍNCIPE NICCOLÓ MACHIAVELLI
COMENTADO POR NAPOLEÃO BONAPARTE.
Capítulo I - De quantas espécies são os principados e de que modos se adquirem
Machiavelli inicia seu livro falando sobre os tipos de Estado, que são segundo ele repúblicas ou principados, sendo estes últimos hereditários ou anexados pelo príncipe e seus domínios,e aponta quais são as duas formas de como o governante chega ao poder uma pela virtude e outra pela fortuna.
Capítulo II - Dos principados hereditários
Os principados são: ou hereditários, quando seu sangue senhorial é nobre há já longo tempo, ou novos. Estes domínios assim obtidos estão acostumados, ou a viver submetidos a um príncipe, ou a ser livres, sendo adquiridos com tropas de outrem ou com as próprias, bem como pela fortuna ou por virtude.
Capítulo III - Dos principados mistos
Em primeiro lugar, se não é totalmente novo mas sim como membro anexado a um Estado hereditário (que, em seu conjunto, pode chamar-se “quase misto”), as suas variações resultam principalmente de uma natural dificuldade inerente a todos os principados novos: é que os homens, com satisfação, mudam de senhor pensando melhorar e esta crença faz com que lancem mão de armas contra o senhor atual, no que se enganam porque, pela própria experiência, percebem mais tarde ter piorado a situação.
Isso depende de uma outra necessidade natural e ordinária, a qual faz com que o novo príncipe sempre precise ofender os novos súditos com seus soldados e com outras infinitas injúrias que se lançam sobre a recente conquista; dessa forma, tens como