NFC (Near Field Communication )
A NFC ou Near Field Communication (Comunicação de campo próximo) é uma tecnologia que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou seja, é uma tecnologia Wireless, sendo necessária apenas uma aproximação física. A NFC teve origem no padrão RFID (Radio Frequency Identification), porém, se limita o campo de atuação de frequências para uma distância de até 10 centímetros.
Embora a curta distância possa parecer um problema, na verdade é o grande diferencial, pois assim a comunicação se torna mais segura e direcionada para um objeto específico, evitando, por exemplo, o acesso indevido de dados de desconhecidos ou por acaso, como aconteceria em redes de Wi-Fi e Bluetooth. Os dispositivos, por sua vez, não precisam ser apenas celulares e nem eletrônicos, mas qualquer objeto físico que possa receber um chip NFC, como crachás, chaveiros e cartões. Os chips também podem vir em etiquetas adesivas, as chamadas “Tags” NFC, que permitem a comunicação entre diferentes itens.
O que são “tags” / adesivos NFC?
“Tags” ou adesivos NFC são simples dispositivos eletrônicos finos (sem pilhas ou componentes móveis) que contêm uma antena e uma pequena quantidade de memória. Atuam no modo NFC passivo e são alimentados por um campo magnético. Quando lido por um leitor NFC, fornecem instruções para o nosso telefone ou para o nosso leitor NFC para fazer algo.
Um dispositivo com um chip NFC pode funcionar como um documento de identidade ou ser usado para fazer um pagamento. Aparelhos com a tecnologia podem ler “tags” com a tecnologia NFC em um museu ou vitrine de loja para obter mais informações. Sobre determinado produto, ou até mesmo a programação semanal de um cinema.
Existe ainda a possibilidade de equipamentos com NFC substituírem os códigos de barras e os cartões de crédito. Assim, não seria mais necessário, por exemplo, procurar por máquinas de leitura nas lojas, bastaria apenas a aproximação do celular para