Neurônios - apenas o básico.
Sabe-se, que qualquer sistema é formado por diversos órgãos que desempenham funções distintas, mas que colaboram para que o mesmo objetivo seja atingido. Por outro lado, um órgão não é mais do que um conjunto de tecidos que são, por sua vez, formados por células. O sistema nervoso é formado por tecidos nervosos, que resultam do agrupamento de células especiais - os neurônios. Os neurônios são as células que formam o sistema nervoso. Têm uma forma muito diferente de todas as outras células do corpo, porque são especializadas em receber e transportar as mensagens nervosas.
| | |
Neurônio
A unidade básica da estrutura e do funcionamento de qualquer sistema nervoso é o neurônio. Apesar dos neurônios serem muito semelhantes a todas as outras células, na sua organização geral e nos seus sistemas bioquímicos, eles possuem características únicas e cruciais ao funcionamento do sistema nervoso. São células nervosas altamente especializadas na transmissão de informações, pois nelas as propriedades de excitabilidade e de condução das mensagens nervosas estão muito desenvolvidas. São estas propriedades que constituem a base das funções desempenhadas pelo sistema nervoso e que permitem que as células nervosas funcionem como "linhas telegráficas", que emitem mensagens de uma parte do organismo para outra, permitindo ao animal coordenar as suas ações.
A estrutura do neurônio
Células de Schwann, as quais não são partes da célula nervosa, mas um dos tipos das células gliais exercem a importante função de isolar neurônios por envolver seus processos membranosos ao redor do axônio formando a bainha de mielina, (GLIAS: Além da função de sustentação, elas participam da formação das bainhas mielínicas das fibras nervosas e provavelmente colaboram na alimentação do neurônio. Elas são mais numerosas que os neurônios e preenchem os espaços entre eles, fornecendo uma estruturação para os neurônios, especialmente durante o desenvolvimento cerebral.), uma