Neuronio
Axônios são prolongamento único, especializado na condução de impulsos que transmitem informações do neurônio para outras células (nervosas, musculares, glandulares).
Dendritos são prolongamentos numerosos, especializados na função de receber os estímulos do meio ambiente, de células epiteliais sensoriais ou de outros neurônios.
Nodo de Ranvier aonde pode ocorrer fluxo de ions através da membrana axonal.tem uma alta concentração dos canais de Na sensíveis a voltagem.A consequência desta estrutura é que nos axones mielínicos a condução do impulso nervoso é mais rápida.
Bainha de mielina é rica em lipídios e proteínas que formam as camadas ao redor das fibras nervosas e age como isolante. Ela permitir que o estímulo elétrico que sai do corpo da célula nervosa chegue mais rapidamente ao local que deve ser estimulado. Mielina esta presente tanto no sistema nervoso central e do sistema nervoso periférico.
Sináptica são locais de contato entre neurônios ou entre neurônios e outras células efetoras.
Função de transformar um sinal elétrico do neurônio pré-sináptico em um sinal químico que atua sobre a célula pós-sináptica.
Células de Schwan tem a mesma função dos oligodendrócitos, em volta dos neurônios do sistema nervoso periférico.
Só há uma denominação as células do tecido nervoso: neurônio. Porém, os neurônios possuem diversas classificações de acordo com sua forma:
- multipolares: é o mais comum. Apresenta vários dentritos.
- bipolar: apresenta apenas um dentrito.
- pseudo-unipolar: constitui um prolongamento que divide o corpo celular.
Em relação as organelas, as mais desenvolvidas são:
- corpúsculo de Nissl (retículo endoplasmático rugoso) - sintese de proteinas - principalmente.
- complexo de Golgi - armazenamento de subst., criação de lisossomos e encaminhador das proteinas produzidas pelo REG
- mitocôndria: produção de energia para que ocorra os