Neurologia
150 CEDERJ
Corpo Humano I | Sistema neurolocomotor – o esqueleto como História e não como Geografia
INTRODUÇÃO
O SISTEMA LOCOMOTOR FAZ PARTE DO NOSSO DIA-A-DIA?Você já reparou de quantos passos precisou para chegar até a escola, ou quantas vezes respirou desde a hora em que acordou, ou o número de vezes que mastigou e engoliu o seu almoço ou, ainda, quantas vezes moveu a sua mão escrevendo uma carta para um amigo, com os seus olhos acompanhando o que você estava escrevendo? Pois é, estamos falando do sistema locomotor em sua vida!
O sistema locomotor não está só!
O sistema locomotor está relacionado diretamente aos movimentos do corpo, embora seus componentes desempenhem uma série de outras funções, como veremos mais adiante. Constitui-se de três elementos básicos: os ossos, as articulações e os músculos esqueléticos. Contudo, para o perfeito funcionamento deste sistema, necessitamos da interação funcional com os demais sistemas do organismo.
De que forma os demais sistemas do organismo podem interagir com o sistema esquelético? Veja, como exemplo, a importância da interação entre os sistemas esquelético e nervoso. O cérebro e a medula espinal são protegidos pelo crânio e pela coluna vertebral, respectivamente. Em contrapartida, o sistema nervoso, comandando os músculos do nosso corpo, produz movimentos que, em última análise, mantêm a estrutura óssea em perfeitas condições estruturais e funcionais. O efeito do movimento comandado pelo sistema nervoso é facilmente percebido quando observamos uma pessoa que está com as pernas paralisadas. Neste caso, os ossos, sem ação de movimento, perdem parte de seu conteúdo mineral. Assim, os sistemas esquelético e nervoso realizam uma efetiva cooperação funcional.
Analisando os movimentos de nossos corpos nas atividades diárias, podemos considerar as diversas práticas de esportes de competição, a entrada e a saída de ar dos pulmões, a mastigação e a deglutição dos alimentos, os atos da micção, da defecação e do