Neurofeedback
1Resumo
O presente artigo faz uma breve revisão bibliográfica sobre a neurofeedback. Com o avanço das neurociências e da tecnologia, está a abrir-se portas para compreender o ser humano como nunca. Aprendemos mais sobre o nosso cérebro o sistema nervoso central, a plasticidade do cérebro, e a nossa capacidade inata para a cura (Cochrane, 2010). Segundo Dias (2010) o neurofeedback é uma modalidade não invasiva de condicionamento operante que visa produzir melhorias em quadros clínicos e aumento da performance ou sensação de bem-estar, através da indução de alterações plásticas cerebrais. O treino de neurofeedback é um processo que permite uma pessoa mudar os padrões de ondas cerebrais, de forma não evasiva e não toxica, para assim diminuir os sintomas de muitos problemas de saúde (Cochane, 2010).
Palavras-chave: Biofeedback, Neurofeedback, Frequências cerebrais, Efeitos secundários.
Abstract
This article contains a brief literature review on neurofeedback. With the advancement of neuroscience and technology, is opening up doors to understanding the human being as ever. Learn more about our brain's central nervous system, brain plasticity, and our innate capacity for healing (Cochrane, 2010). According to Dias (2010) Neurofeedback is a noninvasive method of operant conditioning that aims to produce improvements in clinical conditions and increased performance or sense of well-being, through the induction of brain plastic changes. The neurofeedback training is a process that allows a person to change the brainwave patterns of non-invasive and non-toxic form, thereby decreasing the symptoms of many health problems (Cochane, 2010).
Keywords: Biofeedback, Neurofeedback, brain frequencies, side effects.
Introdução
O tema surge no âmbito de uma unidade curricular de terapias biológicas e psicofarmacológicas, para o mestrado de psicologia clínica e