NeuroAnatomia
Docente: Niedja Cibegne
Disciplina: Neuroanatomia
Discente: Clivio Iago Irlana Oliveira Jefferson Macêdo Marília Queiroz
Córtex Cerebral – Estrutura e Funções
Pau dos Ferros
2014
Córtex Cerebral – Estrutura e Funções
- Generalidades
O córtex é a fina camada de substância cinzenta que reveste o centro branco medular do cérebro. Trata-se de uma das partes mais importantes do sistema nervoso central. Rico em neurônios é o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto. É constituído por cerca de 20 bilhões de neurônios, que aparecem organizados em agrupamentos chamados microcolunas. No córtex cerebral chegam impulsos provenientes de todas as vias de sensibilidade que aí se tornam conscientes e são interpretados. Do córtex saem os impulsos nervosos que iniciam e comandam os movimentos voluntários e com ele estão relacionados os fenômenos psíquicos.
- Citoarquitetura do Córtex
No córtex cerebral existem neurônios, células neurogliais e fibras. As células da neuroglia cortical não tem nenhuma característica especial. Os neurônios e as fibras distribuem-se de vários modos, em várias camadas, sendo a estrutura de córtex cerebral muito complexa e heterogênea.
Quanto à sua estrutura, distinguem-se dois tipos de córtex: isocórtex e alocórtex. No isocórtex existem seis camadas, o que não ocorre no alocórtex. As seis camadas do córtex serão numeradas a seguir da superfície para o interior:
a) Camada molecular – perto do osso possui poucos neurônios, predominam as células de Cajal com axônios e dendritos horizontais, com a função de estabelecer associação intracortical (neurônios de associação);
b) Camada granular externa – analisa e identifica os estímulos;
c) Camada piramidal externa – executa os estímulos (motricidade);
d) Camada granular interna – analisa e identifica estímulos;
e) Camada piramidal interna – executa os