neuroanatomia
Nervos cranianos possuem uma conexão com o encéfalo, sendo classificados em 12 pares, além de receberem uma nomenclatura específica.
Eles estão ligados com o córtex do cérebro pelas fibras corticonucleares que se originam dos neurônios das áreas motoras do córtex, descendo principalmente na parte genicular da cápsula interna até o tronco do encéfalo.
Os núcleos que dão origem a dez dos doze pares de nervos cranianos situam-se em colunas verticais no tronco do encéfalo e correspondem à substância cinzenta da medula espinhal.
I - Nervo Olfatório
II - Nervo Óptico
III - Nervo Oculomotor
IV - Nervo Troclear
V - Nervo Trigêmeo
VI - Nervo Abducente
VII - Nervo Facial
VIII - Nervo Vestibulococlear
IX - Nervo Glossofaríngeo
X - Nervo Vago
XI - Nervo Acessório
XII - Nervo Hipoglosso De acordo com o componente funcional, os nervos cranianos podem ser classificados em motores (III, IV, VI, XI, XII) que movimentam o olho, a língua e acessoriamente os músculos látero-posteriores do pescoço, em sensitivos (I, II, VIII) que destinam-se aos órgãos dos sentidos e mistos (V, VII, IX, X) que são motores e sensitivos.
Alguns (III, VII, IX, X, XI) ainda possuem fibras vegetativas, constituindo a parte crânica periférica do sistema autônomo.
I. Nervo Olfatório
As fibras do nervo olfatório distribuem-se pela mucosa olfatória. É um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos olfatórios, sendo classificados como aferentes viscerais especiais.
II. Nervo Óptico
É constituído por um grosso feixe de fibras nervosas que se originam na retina, emergem próximo ao pólo posterior de cada bulbo ocular, penetrando no crânio pelo canal óptico. Cada nervo óptico une-se com o do lado oposto, formando o quiasma óptico, onde há cruzamento parcial de suas fibras. Suas fibras conduzem impulsos visuais, classificando-se como aferentes somáticas especiais.
III. Nervo Oculomotor; IV. Nervo Troclear; VI. Nervo Abducente
São nervos