neuroanatomia
R: Um estado mental (“preciso almoçar”) nunca é realmente produzido por outro estado mental (“estou com fome”); todos são produzidos por estados do cérebro. Quando um pensamento parece suscitar outro por associação, não é na verdade um pensamento que puxa ou atrai outro pensamento – a associação não se dá entre os dois pensamentos, mas sim entre os dois estados do cérebro ou dos nervos subjacentes a esses pensamentos.
1. Irritabilidade – propriedade de ser sensível a um estímulo. Permite a uma célula detectar as modificações do meio ambiente.
2. Condutibilidade – reação a um determinado estímulo dando origem a um impulso que é conduzido através do protoplasma determinado uma resposta em outra parte da célula.
3. Contratilidade – resposta a partir de um encurtamento da célula, visando fugir de um estímulo nocivo.
Neurônios Aferentes: São aferentes os neurônios, fibras ou feixes de fibras que trazem impulsos a uma determinada área do sistema nervoso.
Neurônios Eferentes: São eferentes os neurônios que levam impulsos do sistema nervoso para outra área.
Portanto, aferente se refere ao que entra, e eferente ao que sai de uma determinada área do sistema nervoso. Assim, neurônios cujos corpos estão no cérebro e terminam no cerebelo são eferentes ao cérebro e aferentes ao cerebelo.
Sinapses são as regiões de comunicação entre os neurônios ou mesmo entre neurônios e células musculares e epiteliais glandulares.
Sinapses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estímulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores chamados de neurotransmissores. As sinapses ocorrem no contato