Neuroanatomia
As vias aferentes são aquelas que levam os impulsos nervosos, que são originados nos receptores periféricos, aos centros nervosos supra-segmentares.
Para o estudo dessas vias, temos que entender os elementos: o receptor, o trajeto periférico, o trajeto central e a área de projeção cortical.
Receptor: é uma terminação nervosa sensível ao estímulo que caracteriza a via. Assim, existe um receptor especializado para cada um dos tipos de sensibilidade. Esse receptor se conecta com uma área específica do córtex, permitindo o reconhecimento das diferentes formas de sensibilidade.
Trajeto Periférico: contém um nervo espinhal ou craniano e um gânglio sensitivo anexo a esse nervo.
Trajeto Central: no trajeto pelo sistema nervoso central as fibras que constituem as vias aferentes se agrupam em feixes de acordo com suas funções. Compreende também núcleos relés, onde se localizam os neurônios de associação da via considerada.
Área de Projeção Cortical: está no córtex cerebral. No primeiro caso a via permite distinguir os diversos tipos de sensibilidade (consciente). No segundo caso, quando a via termina no córtex cerebral, o impulso não determina qualquer manifestação sensorial e é utilizado pelo cerebelo para realização de sua função primordial de integração motora (inconsciente).
As vias aferentes são consideradas cadeias neurais, pois unem os receptores ao cérebro. As vias inconscientes são constituídas por apenas dois neurônios, já as vias conscientes são, geralmente, três neurônios. Sobre esses três podem ser estabelecidos os seguintes conceitos:
a) Neurônio I – localiza-se fora do sistema nervoso central em um gânglio sensitivo. Sendo um neurônio sensitivo cujo dendraxônio se divide em dois, dando um prolongamento periférico e outro central. Esse prolongamento periférico se liga ao receptor, e o prolongamento central penetra no sistema nervoso central pela raiz dorsal dos nervos espinhais;
b) Neurônio II – localiza-se na coluna posterior da