NEUROANATOMIA
A chave seguinte inclui as partes principais do corpo humano:
Qual a divisão embriológica e funcional O sistema nervoso humano pode ser classificado de acordo com suas divisões embriológica, anatômica, e funcional. Inicialmente, portanto, será explicada a divisão embriológica e suas características.
O sistema nervoso origina-se da ectoderme embrionária - folheto embrionário exterior que reveste o embrião. Durante o processo de desenvolvimento do embrião, a ectoderme sofre uma invaginação e dá origem à goteira neural, que se fecha e forma o tubo neural. De cada lado do tubo são desenvolvidas células que formam as cristas neurais. Estas, por sua vez, originam o sistema nervoso periférico.
Além disso, a partir do tubo neural também é formada a medula espinhal e três outras vesículas que originam as estruturas do sistema nervoso central. A primeira, denominada prosencéfalo, forma o telencéfalo e o diencéfalo, que compõem o cérebro. A segunda é chamada de mesencéfalo ou encéfalo médio. A terceira, conhecida como rombencéfalo subdivide-se em metencéfalo e mielencéfalo.
Funcional
DIVISÃO FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO
Postado por Raissa Mendes , em domingo, junho 30, 2013
Quanto aos critérios funcionais, o sistema nervoso pode ser dividido em somático e visceral, ambos com funções aferentes (entrada de informações) e eferentes (saída de informações).
O sistema nervoso somático é responsável pelo controle consciente de ações motoras. Por outro lado, o sistema nervoso visceral (autônomo) tem como função regular o ambiente interno do corpo de modo inconsciente, emitindo respostas rápidas para garantir a homeostase, podendo ainda ser subdividido em simpático e parassimpático.
O sistema nervoso autônomo simpático estimula ações que mobilizam energia (ex.: aceleração dos batimentos cardíacos), enquanto o sistema nervoso autônomo parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes (ex.: redução da pressão