Neuroanatomia
Bibliografia:
@ Ângelo Machado
@ Bear Neurociência
*sistema nervoso*
Apresenta duas funções: homeostasia (manter o corpo em equilíbrio) e a relação do nosso corpo com o meio ambiente. É formado por dois tipos de células: neurônios e neuróglias (células da glia ou gliais) responsáveis pela sustentação, defesa, regeneração, nutrição etc. do SN.
*Tipos de neuróglias*
SNC: astrócitos, oligodendrócitos, microgliócitos e células ependimárias.
SNP: células satélites e células de Scwann.
Os neurônios são formados por: dendritos, corpo celular e axônio.
*classificação morfológica dos neurônios*
* bipolar: 1 corpo celular, 1 dendrito e 1 axônio, é encontrado no ouvido e no globo ocular.
* Multipolar: 1 corpo celular, 1 axônio e vários dendritos, corresponde a maioria dos neurônios que possuímos.
* Pseudo-unipolar: 1 corpo celular e 1 axônio que se bifurca, ele conduz a maioria dos impulsos nervosos sensitivos, ex: dor, tato, temperatura etc.
Alguns neurônios possuem em seu axônio uma substancia lipoprotéica chamada de: Bainha de mielina. Quando o axônio apresenta este revestimento ele é chamado de mielinico ou mielinizado e o neurônio que possui este axônio também é assim chamado.
A bainha de mielina dá como característica a cor branca ao SN, os neurônios que não possuem este revestimento são chamados de amielinicos ou amielinizados.
* Funções da bainha de mielina* Aumenta a velocidade de condução do impulso nervoso e reveste o axônio, isolando sua membrana citoplasmática (axolema) do contato com o meio extracelular.
Os axônios mielinizados não são completamente revestidos por bainha de mielina, eles apresentam regiões desprovidas deste revestimento, chamadas de nódulos de Ranvier, por onde é feito o contato do meio extracelular com o axolema.
O final do axônio apresenta uma dilatação chamada de terminação axônica ou bulbo sináptico.
O neurônio apresenta tanto no corpo