neuro
A Fisioterapia vem conquistando cada vez mais espaço na realidade mundial, uma conquista que se da devido a evolução que a profissão vem passando em diversos países, pelo aumento das politicas publicas e pela comprovação dos métodos e técnicas utilizados.
O fisioterapeuta tem como dever avaliar, observar, prescrever, tratar e se comunicar. Contudo muitos relatos apontam para uma dificuldadedo fisioterapeuta em elaborar um diagnostico correto.
A avaliação fisioterapêutica representa uma das ações mais importantes do profissional. Classicamente subdividida em anamnese e exame físico, através dela o profissional pode conhecer melhor o paciente e se torna apto a prescrever e delinear os objetivos.
O objetivo do artigo foi analisar os métodos e técnicas de avaliação utilizadas por fisioterapeutas vinculados à atenção à saúde da população, na especificidade da neurologia funcional.
Para a concretização desta pesquisa, foi realizado um estudo quali quantitativo de delineamento transversal.
A amostra foi composta por fisioterapeutas registrados no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da comarca do Mato Grosso do Sul (CREFITO-13), especialistas na área de reabilitação neurofuncional,e atuantes em hospitais, universidades, e clinicas da cidade de Campo Grande(MS), todos os profissionais incluídos na pesquisa concluíram a graduação há mais de cinco anos.
Foi realizada uma entrevista que consistia na aplicação de um questionário elaborado pelos próprios pesquisadores, no qual constavam questões relacionadas à rotina e à experiência do profissional. Além disso, perguntou-se etapas da avaliação realizada atualmente pelo pesquisado ele julgava importante ser melhoradas.
Segundo a pesquisa um numero assustador de cerca de 69,5% dos pesquisados disse realizar a avaliação fisioterapêutica no paciente, mas não ter tempo para registrá-la.