Neuro Anatomo-Fisiologia
RESENHA
Rio Branco
2013
RITHARLYS FERREIRA DE ALENCAR FREIRE
GLÂNDULAS SUPRA RENAIS
Trabalho da Disciplina de Neuro-Anátomo-Fisiologia, ministrada pela professora Iracema, no Curso de Psicologia, Noturno, para obtenção parcial de nota da 3ª NPC.
Rio Branco
2013
SISTEMA NERVOSO AUTONOMO
Sistema límbico
O sistema límbico tem formato de anel cortical e é um conjunto de estruturas do cérebro que são responsáveis primordialmente por controlar as emoções e secundariamente participa das funções de aprendizado e memória, podendo também participar do sistema endócrino. Localiza-se na parte medial do cérebro dos mamíferos. O organismo vivo é um sistema semi-aberto, capaz de autopoiese (auto = própria; poiesis = criação) e de auto-organização, e que recicla matéria e energia continuamente. Sendo assim, dinamismo e reciclagem são conceitos fundamentais para o organismo vivo e, portanto, conceitos fundamentais para se entender a Fisiologia. Se o organismo tem auto-organização e autopoiese, ou seja, se ele auto-sintetiza e recicla matéria e energia, ele necessita de sistemas que intercomuniquem todas as células, e que regulem o seu funcionamento, no sentido de dar uma unidade, garantindo um funcionamento orquestrado.
Sistema somático
O sistema somático, como o próprio nome já diz, está relacionado ao soma (soma quer dizer “corpo”), estando relacionado ao sistema locomotor. O sistema somático, basicamente, é aquele relacionado à motricidade, ao controle da musculatura esquelética, da sinalização e recepção de informações da superfície corporal, ou seja, da somestesia (soma=corpo, estesia=sensibilidade). A somestesia está envolvida na interação com o meio externo, com a capacidade de se perceber o meio externo e de permitir o deslocamento.
O