neuplasia
JAQUELINE
JOSÉ ILSON DE A. REIS
LAIANE DOS SANTOS
SUMAIA VAIANA
JAQUELINE OLIVEIRA
LIONÉLIA BITANCOURT
TÂNIA RODRIGUES
VÂNIA VILAS BOAS
VIRGINIA SILVA
NEOPLASIAS
NEOPLASIAS
são
“novos crescimentos” anormais do tecido que se desenvolve mais rápido que os tecidos normais adjacentes, de uma maneira descoordenada e persistente. Eles podem ser benignos ou malignos, sendo o termo “câncer” utilizado para os crescimentos malignos.
Células normais e
Canceríge
na
MESOTELIOMA
É um
tipo de câncer que acomete as camadas mesoteliais da pleura, pericárdio e peritônio.
Este tipo de tumor atinge mais homens do que mulheres. Ele pode ser benigno ou maligno. O tipo benigno é muito raro e não parece ter a mesma origem do tumor maligno.
O mesotelioma maligno é uma doença multifatorial, podendo envolver fatores genéticos e externos, como por exemplo, a exposição ao asbesto, mais conhecido como amianto, que corresponde a 80% dos casos desta doença, com um período de latência de 20 a 50 anos entre a exposição e o aparecimento da doença.
SINTOMAS
Dificuldade
respiratória e dores no peito, ambos devido ao acúmulo de líquido na pleura. Os pacientes acometidos pelo mesotelioma peritoneal apresentam, primeiramente, dores abdominais e perda repentina de peso.
DIAGNÓSTICO
É feito
através de radiografia tomografia computadorizada e diagnóstico conclusivo pode ser feito através da obtenção de uma amostra de tecido mesotelial, sendo posteriormente observado à microscopia.
TRATAMENTO
O
tratamento irá depender da extensão da doença, que pode ser quimioterapia, radioterapia ou a remoção cirúrgica do tumor.
ASTROCITOMA
O
câncer no cérebro do tipo astrocitoma se define por um tumor maligno nos lóbulos frontal, parietal e temporal do sistema nervoso.
Existem diversos tipos de tumor no cérebro, pois cada um se origina de uma determinada célula do sistema.
Há
os