Networking e as redes sociais
Vanessa Beatriz de Oliveira
Networking é a construção de relacionamentos que atendem a interesses pessoais e profissionais. É estar antenado as novidades e tendências de mercado para esta atualizado ao que acontece e fazer novos contatos. É um instrumento formal e informal para criar laços entre pessoas com interesses similares e gerar oportunidades de negócio.
Com a revolução da internet o modo que as pessoas se relacionam vem sofrendo mudanças, pois antes desta, a construção de uma rede de contatos era cultivada através de visitas, almoços, cartas, roda de amigos, entre outros métodos que demandam muito tempo. Hoje em dia, com os meios eletrônicos as pessoas se relacionam através das redes sociais online, graças à facilidade do uso, rapidez e instantaneidade. Por este motivo, as ferramentas como Orkut, Facebook, Twitter, Linkedin são tão acessadas pelos internautas.
O principal objetivo das redes de relacionamentos é promover a integração das pessoas através da internet por afinidade e com objetivos em comum, compartilhando informações e conhecimentos, quebrando as barreiras geográficas, se comunicando com pessoas conhecidas ou não.
O Orkut é uma rede social filiada ao Google com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. É a rede com maior participação de brasileiros.
Inicialmente o Facebook tinha o alvo apenas para estudantes, mas em setembro de 2006 o cadastro à rede foi liberado para qualquer internauta e desde então o crescimento tem sido explosivo. Ele pode ser considerado um Orkut mais organizado e com controle de privacidade muito melhor. O que tem atraído a atenção das empresas são os anúncios que fortalecem o marketing e a divulgação da mesma.
O Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite os usuários enviarem atualizações pessoais contendo apenas texto com até 140 caracteres com objetivo de troca de informações imediatas e instantâneas. É uma rede muito