Netbios
Existem várias teoria que procuram explicar sobre a origem dos seres vivos entre elas destacamos as seguintes:
1.Fixismo ou Criacionismo
O fixismo perdurou até o sec.XVIII , onde vigorou a ideia de todos os seres vivos tinham sido criado pelo todo poderoso Deus . Defendiam que os seres vivos uma vez criados permaneciam imutáveis ao londo do tempo .O fixismo tem como um dos mentores o Aristóteles.
2.Transformismo
3.geração espontânea
Aristóteles elaborou uma dessas teorias, cuja aceitação se manteve durante séculos, com a ajuda da Igreja Católica, que a adotou. Esta teoria considerava que a Vida era o resultado da ação de um princípio ativo sobre a matéria inanimada, a qual se tornava, então, animada. Deste modo, não haveria intervenção sobrenatural no surgimento dos organismos vivos, apenas um fenômeno natural, a geração espontânea.
Estas idéias perduraram até á era moderna, pois Van Helmont (1577 – 1644) ainda considerava que os “cheiros dos pântanos geravam rãs e que a roupa suja gerava ratos, adultos e completamente formados”. Também era considerado correto pelos naturalistas que os intestinos produzissem espontaneamente vermes e que a carne putrefata gerasse moscas. Todas estas teorias consideravam possível o surgimento de Vida a partir de matéria inanimada, fosse qual fosse o agente catalisador dessa transformação.
3.1.Experiência de Louis Pasteur
Foi este cientista que descartou a possibilidade de os seres vivos surgirem expontâneamente ,conforme defendia a teoria da geração expontânea. Pasteur realizou sucessivas experiências para provar que os seres vivos não surgem expontanemente ,mas sim são originados por outros seres.
Procedimento Experimental de Pasteur
Pasteur preparou 4 garrafas ,duas de gargalo longo outras com gargalo curto. As garrafas de gargalo longo ,tiveram o seu gargalo moldado em forma de S para evitar que as partículas caissem no interior da garrafa. Todas