neste
PROCEDIMENTOS
Número de espécies descritas
Nosso primeiro objetivo foi estimar o número de espécies conhecidas (i.e., descritas ou registradas) no
Brasil, até o presente.
A infor-
Lewinsohn & Prado | 37
MEGADIVERSIDADE | Volume 1 | Nº 1 | Julho 2005
38 | Quantas espécies há no Brasil? selecionados. Supondo- se que os táxons selecionados formam uma amostra ao acaso dos táxons existentes no mundo, a reamostragem bootstrap é a proporção esperada de espécies registradas para o Brasil. Multiplicando essa proporção pelos totais mundiais dos táxons sem informação para o Brasil, temos o número aproximado de espécies conhecidas para esses táxons, ou seja, qual seria o número de espécies em um catálogo brasileiro, caso ele existisse hoje.
Número total de espécies esperado
As estimativas de totais de espécies da biota brasileira, incluindo aquelas ainda não descritas ou registradas, foram baseadas nos táxons que os especialistas consideraram bem inventariados (i.e., para os quais é esperado não mais que 30% de aumento em relação ao número de espécies conhecidas atualmente). Essa expectativa pode ser avaliada, por exemplo, por séries temporais dos números de descrições de novas espécies
(Hammond, 1994).
Pelas mesmas razões da etapa anterior, selecionamos os táxons cujo nível de conhecimento no Brasil é comparável à informação mundial conforme, por exemplo, revisões recentes.
Dessa forma, estimamos a proporção esperada de espécies brasileiras na biota
mundial.