Nesse texto Marcelo Badar

272 palavras 2 páginas
MATTOS, Marcelo Badaró. Trabalhadores e sindicatos no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2009. Pp 13-59.

Nesse texto Marcelo Badaró, conta um pouco a história do sindicalismo no Brasil, desde seu surgimento até os dias mais atuais, este mostra as primeiras dificuldades encontradas pela classe trabalhadora em suas origens; as lutas travadas durante a República Velha; o início do controle sindical do governo Vargas, passando pela redemocratização até o golpe de 1964 para, finalmente, apontar alguns dos principais problemas do sindicalismo do Brasil hoje.
Para dialogar consigo o autor traz Silva, Eduardo (cita o depoimento de André Rebolças); Reis, J. J ( cita o relato de Robert Até- Lallement); Duarte, L.; Lima Barreto (fala das péssimas condições de trabalho); Stotz, E. N (fala das associações com fins assistencialistas); Luca. T ( fala das associações de auxílio mútuo que foram criadas).
Como fonte Marcelo Badaró utiliza o relato de João de Matos (fonte oral); relato de um antigo cocheiro da estação ferroviária da Luz (fonte oral); usa também o jornal “O abolicionista”, jornal carioca (fonte escrita); O depoimento de André Rebouças; O jornal “ Correio da manhã”; Os jornais “correio mercantil, Diário do Rio de Janeiro e Jornal do Comércio”; O jornal “ Jornal dos Tipógrafos” do rio de janeiro; O jornal “A Patría”, de Niterói; O jornal “A Voz do Trabalhador”; usa também o censo da classificação das profissões de 1906; O depoimento de Elvira Boni (uma costureira); O jornal “A democracia”, de orientação socialista, em 1905; O relato de Antônio Bandeira Jr; usa ainda trechos retirados de documento aprovado quando do congresso por eles organizado, no Rio de Janeiro, em 1892;

Samarilene Paola P Xavier

Relacionados