Nessa
A contabilidade sempre existiu, desde a época dos primordios da civilização.
Os primórdios nao tinham nenhuma riqueza e com o tempo começaram a buscar pequenas riquezas como: comida, plantações, procriação de animais...
Nesse momento começou a invenção do inventário Ex.: A galinha com seus pintinhos. Com tudo isso, começou a ter a circulação de riqueza e para isso a contabilidade era fundamental.
A contabilidade foi evoluindo com os avanços matemáticos e com o conhecimento do zero.
A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio.
Podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma:
CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO - de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.
CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO - período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.
Os primeiros sinais que evidenciam a existencia da contabilidade na antiguidade
Os primeiros vestígios de atividade contábil situam-se em por volta de 8.000 a.C., em Uruk, cidade da antiga Mesopotâmia, no território atual do Iraque. Uruk era um centro da civilização sumeriana. Esses primeiros registros contábeis constituíam-se em fichas de barro, guardadas em receptáculos de barro, que eram