Neoplásia Mamaria
As mamas são glândulas cuja principal função é a produção de leite, elas são formadas por lobos divididos em partes menores (lóbulos), ductos que levam o leite produzido até os mamilos, vasos sanguíneos, vasos linfáticos.
Os nódulos mamários são comuns, muitas mulheres podem apresentá-lo em algum momento quer seja na puberdade, gravidez, dias que antedem a menstruação relacionados às alterações do ciclo menstrual podendo produzir variações quanto á dor, desconforto ou mesmo não apresentando sintomas. Ele pode ser único ou em maior número ao mesmo tempo, muitos dos nódulos não são cancerosos e não necessitam de tratamento. Alguns tipos de nódulos são:
Alterações fibroadenomas – Tumor benigno, sem sinal de retração, geralmente único, firme, arredondado, móvel e indolor que acometem mulheres da puberdade até a menopausa.
Alterações fibrocísticas – Tumores benignos, sem sinal de retração, único ou múltiplo, arredondado, móvel e geralmente doloroso.
O câncer de mama (neoplasia mamária) é um tumor ou nódulo que atinge principalmente os ductos e mais raramente nos lóbulos que danificam os tecidos e órgãos vizinhos podendo se espalhar para outras partes do corpo. Normalmente as células dividem-se e são substituídas de forma controlada; um tumor maligno ou canceroso é uma massa anormal de células dividindo-se excessivamente e rapidamente sem desempenhar as funções normais de seu tecido, freqüentemente elas são irregulares, indefinidos em seus tamanhos, formas e possuem pouca semelhança com as células originárias normais.
É o mais comum e tem o risco aumentado com a idade, duplicando a cada 10 anos. As causas são incertas, mas vários fatores tem sido identificados.