Neoplasias trofoblásticas gestacionais
São processos neoplásicos, processos mitóticos, multiplicação celular, característico do tecido placentário, característico do período gestacional.
Existem 4 tipos de neoplasias trofoblásticas gestacionais.
1. MOLA HIDATIFORME
2. CORIOADENOMA DESTRUENS, CHAMADO MOLA INVASORA.
3. CORIOCARCINOMA
4. TUMOR DO SITIO TROFOBLÁSTICO
A placenta acaba se formando com um processo de multiplicação, característico de um processo neoplásico.
Das quatro, a mais comum é a mola hidatiforme, ainda bem pq é a forma benigna da patologia, o coriocarcinoma e o tumor do sitio trofoblástico são neoplasias malignas e a mola invasora fica no meio do caminho, tem potencial de malignidade.
1. MOLA HIDATIFORME
É um tipo de patologia que tem uma incidência relativamente frequente, variável, de 1-80:2.000 gestações, isso tá muito relacionado com o nível socioeconômico da paciente e com a presença de ovo anembrionado. Quanto mais baixo do nível socioeconômico da e se tiver ovo anembrionado a incidência vai próximo dos 80, se a paciente não tiver ovo anembrionado e se for de classe social mais alta a incidência é mais rara. O ovo anembrionado é aquele problema da fusão do espermatozoide com o óvulo, onde não houve formação do embrião, forma-se a placenta, mas não forma o embrião, é ovo anembrionado ou ovo cego. Se eu tiver uma gestação com ovo anembrionado é maior a chance desse saquinho gestacional se transformar num processo neoplásico, ter células ligadas à mola hidatiforme.
No lugar de formar o embrião e ter a gestação, tenho um útero de uma paciente grávida lotado de massa neoplásica, que chamamos de vesículas. A paciente está grávida, tem um βHCG positivo, tem tecido trofoblástico e placentário, mas não tem formação bonitinha da placenta e do embrião na maioria das vezes, tem é uma massa ocupando todo o útero, a presença de vesículas é característica da mola hidatiforme. A paciente está grávida pq ela produz βHCG em demasia, é uma