nEONAZISTAS
Na abertura do encontro, promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o ministro Gilberto Carvalho ressaltou a importância da participação social como elemento constitutivo e essencial à democracia brasileira. "Para nós, a participação cidadã não é apenas um adereço, mas uma dimensão essencial da democracia. Estamos nos empenhando em manter não apenas um diálogo, mas uma convocação permanente da sociedade, para que participe, acompanhe, fiscalize, cobre e critique o governo, porque somente assim se aprofunda a democracia", disse.
O ministro citou alguns mecanismos de participação coordenados pela Secretaria-Geral, como a Mesa de Diálogo da Construção Civil - que visa garantir melhoria nas condições de trabalho nas grandes obras do país -; a Mesa de Diálogo que deu origem ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar; e o Conselho Brasileiro do Mercosul Social e Participativo.
Ban Ki-Moon disse que os líderes da sociedade civil vêm participando cada vez mais de medidas importantes junto à ONU e que a entidade aprecia muito as iniciativas e o ativismo da sociedade civil para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e citou o empoderamento das mulheres, a luta pela preservação do meio ambiente e o compromisso em relação à garantia dos direitos humanos. "Precisamos de uma parceria tripartite forte entre governos, sociedade civil e ONU. Quando essa parceria é forte, pode-se esperar que as sociedades e os países se fortaleçam e sejam capazes de aproveitar a liberdade da democracia. O papel da sociedade civil é sempre importante e eu estou aqui para ouvir suas