Neonatulralismo na obra cacau

518 palavras 3 páginas
SEMINÁRIO CACAU - NEONATURALISMO:

O Naturalismo surgiu na França, em 1870, com a publicação da obra “Germinal” de Émile Zola. O livro fala das péssimas condições de vida dos trabalhadores das minas de carvão na França do século XIX.
Uma das principais características do naturalismo é a retratação da sociedade de uma forma bem objetiva.
Os naturalistas abordam a existência humana de forma materialista. O homem é encarado como produto biológico passando a agir de acordo com seus instintos, chegando a ser comparado com os animais (zoomorfização).
Segundo o Naturalismo, o homem é desprovido do livre-arbítrio, ou seja, o homem é uma máquina guiada por vários fatores: leis físicas e químicas, hereditariedade e meio social.

Características do Naturalismo:

- O mundo pode ser explicado através das forças da natureza;
- O ser humano está condicionado às suas características biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive;
- Forte influência do evolucionismo de Charles Darwin;
- A realidade é mostrada através de uma forma científica (influência do positivismo);
- Na literatura, ocorre muito o uso de descrições de ambientes e de pessoas;
- A linguagem é coloquial;
- Os principais temas abordados nas obras literárias naturalistas são: desejos humanos, instintos, loucura, violência, traição, miséria, exploração social, etc.

Na obra “Cacau” de Jorge Amado, enquadrada na segunda fase Modernista, 1930 a 1945, observam-se algumas tendências naturalistas. O escritor adota uma atitude semelhante a do cientista: compromete-se com a procura da verdade a ser encontrada através da observação e análise da realidade. Logo na abertura do livro, em nota, o autor escreve “Tentei contar nesse livro, com um mínimo de literatura para um máximo de honestidade, a vida dos trabalhadores das fazendas de cacau do sul da Bahia” (2000, ix). “Trata-se de pensar a literatura como um documento e testemunho e de lhe atribuir um sentido social: o de denunciar uma

Relacionados