NEOLIBERALISMO
O Neoliberalismo é um novo modelo de economia adotada pelos governos, uma doutrina econômica onde se destaca o Capitalismo, reduzindo fortemente o papel do Estado na economia. A Globalização é um pré-requisito do Neoliberalismo onde há abertura da economia nas fronteiras e uma liberação de empresas internacionais no país. O Estado na economia Neoliberalista tem como objetivo privatizar as empresas estatais e terceirizar as responsabilidades do governo para as empresas privadas, conseguindo assim levantar capital para o Estado.
O Estado passa a não se sentir obrigado a investir na economia e, em outras diversas áreas como saúde, educação e infraestrutura deixando essa responsabilidade para as empresas privadas.
Suas consequências:
O Neoliberalismo está aumentando a pobreza, miséria e desigualdade social no mundo. Pois são as grandes multinacionais que ditam os preços de mercado para os consumidores, mão-de-obra, insumos e o lucro desejável fazendo com que empresas nacionais não consigam competir com as grandes empresas mundiais.
As multinacionais acabam aumentando a inflação assim elevando os preços dos produtos, também deslocam suas produções para países onde a mão-de-obra é mais barata, enfraquecendo a indústria e aumentando o desemprego em muitos países, por consequência aumentando a pobreza.
Futuro:
O Neoliberalismo permanecerá por vários anos, pois ainda existem países que estão aderindo a este modelo de governo, os especialistas já sabem que o Neoliberalismo na teoria funciona muito bem, mas na pratica devido ao egoísmo dos empreendedores e visando somente o lucro, a pobreza no mundo continuará crescendo.
Nos últimos anos temos visto que o Estado volta a ter mais participação sobre a economia do país, criando