neoliberalismo
Aluna: Thaiz da Silva Lopes
Matricula: 14104168
Resenha vídeo : “Neoliberalismo sob o olhar da Psicanálise e do Direito”.
O vídeo “Neoliberalismo sob o Olhar da Psicanálise e do Direito” trata da diferença entre o liberalismo clássico, ou seja, liberdade contratual, igualdade formal e fraternidade com o neoliberalismo que pode ser definida como “conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país”.
A doutrina do Liberalismo surgiu no século XVII, como alternativa para libertar os cidadãos da opressão de monarquias totalitárias que não separavam Estado de religião. Era uma reinvenção da cidadania. No século XX, nos deparamos com um chamado Neoliberalismo, que pouco se assemelha ao original. Essa sociedade consumista fomentou a globalização da economia, para que os capitais, serviços e produtos pudessem fluir para todo o mundo, um claro pensamento neoliberal. Desta forma, o neoliberalismo abriu a liberdade econômica ordenada pelo mercado, sendo que em algumas ocasiões o Estado tem que intervir em algumas negociações para evitar desequilíbrios financeiros. Apesar disso, a doutrina neoliberal visa que a economia e política atuem de forma independente uma da outra, e por isso não aprecia quando há uma intervenção política na economia.
Nesta entrevista, o psicanalista Agostinho Ramalho Marques Neto analisa o tema sob uma ótica multidisciplinar, misturando Psicanálise, Direito, Economia e Política. Ele é membro do Núcleo de Direito e Psicanálise da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Também é autor do livro "A ciência do Direito - conceito, objeto, método".
O neoliberalismo com a minoria vencedora (incluídos opressores) e a grande maioria perdedora (incluídos