Neoliberalismo
O neoliberalismo surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman,,e pode ser definida como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia.
De acordo com essa doutrina deve haver total liberdade de comercio, pois este principio garante o crescimento econômico e desenvolvimento social de um pais.
No Brasil o neoliberalismo começou a ser seguido de uma forma aberta nos dois governos consecutivos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Neste caso, seguir o neoliberalismo foi sinônimo de privatização de várias empresas do Estado. O dinheiro conseguido com essas privatizações foi na sua maioria utilizado para manter a cotação do Real (uma nova moeda na altura) ao nível do dólar. As medidas neoliberalistas originaram falências e desemprego.
Já na globalização o neoliberalismo surgiu graças à globalização, e mais concretamente à globalização da economia. Depois da Segunda Guerra Mundial, o aumento do consumo e o avanço da tecnologia da produção lideraram a sociedade para o consumismo. Essa sociedade consumista fomentou a globalização da economia, para que os capitais, serviços e produtos pudessem fluir para todo o mundo, um claro pensamento neoliberal. Desta forma, o neoliberalismo abriu a liberdade econômica ordenada pelo mercado, sendo que em algumas ocasiões o Estado tem que intervir em algumas negociações para evitar desequilíbrios
O neoliberalismo vê a educação uma forma especifica e estes são alguns itens fulcrais na área da educação; qualidade total, modernização da escola, adequação do ensino a competividade do mercado internacional, nova vocacionalização, incorporação das técnicas e linguagens da informática e da comunicação, abertura da universidade aos financiamentos empresarial pesquisas praticas, produtividade.
È importante de que de acordo com a vertente neoliberal a educação não e incluída no campo social político, passando a ser