neoliberalismo
neoliberalismo é um liberalismo mitigado. Ou seja- nao é tão radical quanto o primeiro. O liberalismo ensina que tudo deve ser controlado pelo mercado - que deve se auto-regular. O neoliberalismo também pensa que o poder de regulaçao do mercado é muito forte, mas não dispensa intervenção do Estado em algumas áreas. é um misto de controle estatal e controle do mercado. um bom exemplo é o governo FHC. como bom neoliberal,achou que o Estado nao devia intervir tanto no mercado comunicaçoes - isso deveria ser feito pelo mercado. Então houve privatizaçoes, mas mesmo assim, o estado nao deixou de intervir - através das agências reguladoras.(orgão estatal encarregado de fiscalizar)
O Liberalismo surgiu como uma Doutrina que serviu de fundamento ideológico para as revoluções anti-absolutistas que ocorreram na Europa aos longos dos séculos XVII e XVIII e a luta pela independência dos Estados Unidos, correspondendo aos anseios do poder da burguesia, que consolidava sua força econômica, frente a uma aristocracia decadente.
O Liberalismo defendia: a mais ampla liberdade individual, a independência entre os poderes executivo, legislativo e judiciário, a livre iniciativa e a concorrência como princípios básicos, capazes de harmonizar os interesses individuais e coletivos, enfim, promover o progresso social.
Adam Smith foi economista escocês que viveu durante o século XVIII, foi um dos mais importantes teóricos da economia clássica. Ele afirmava que a economia funcionaria de forma autônoma, sem a menor interferência do Estado, através da iniciativa privada. Na sua teoria econômica, Smith coloca em relevo mecanismos que ele descobre no capitalismo:
• O interesse egoísta que, traduzido em lucro, é o motor da iniciativa privada. A força motriz da atividade econômica se encontra no egoísmo humano.
• A competição do mercado é que regula o apetite desenfreado do lucro. Surgem novos produtores dos mesmos artigos e, diante do crescimento da oferta,