neoliberalismo
Mas foi somente com a chegada ao poder de Margaret Thatcher, a dama de ferro, na Inglaterra e Ronald Reagan, nos Estados Unidos que o neoliberalismo se consolidou como uma reação teórica e política veemente contra o Estado intervencionista e de Bem-Estar.
O Neoliberalismo tem como principal função afastar o Estado do controle da economia, já que assim ele permitiria maior facilidade na circulação de capital em seu território, isto é, propõe novamente a concepção do Estado Mínimo compartilhando a liberdade de economia pelo setor privado com o menor intervencionismo por parte do Estado. Os neoliberais imaginam que com a abertura de mercado, aniquilação do Welfare State e a privatização das empresas públicas que o Estado vende apenas para favorecer o mercado, estarão sanando as moléstias sociais.
O Neoliberalismo difere do Liberalismo no que se refere à participação do Estado que entende dever ser de forma indireta na economia, através da execução de políticas econômicas que garantam estabilidade do sistema econômico. Mas no geral a corrente neoliberal afirma que é possível adaptar o pensamento liberal às novas necessidades do capitalismo por defender o livre mercado, a livre concorrência e a manutenção das liberdades individuais. Em contrapartida o neoliberalismo defende que os governos não devam ser assistencialistas, a sociedade é que deve ser suficientemente capaz de resolver seus próprios problemas, aos governos cabem garantir a lei comum, equilibrar e incentivar iniciativas da sociedade.
Algumas dos fenômenos observados nesta volta de alguns dos ideais liberais são as formações de