Neoliberalismo
MENDES, José Ernandi - UFC
GT: Trabalho e Educação/nº 9
Agência Financiadora: CAPES
Este trabalho tem o propósito de discutir a ideologia presente nos conceitos do modelo de gestão neoliberal. Divido-o em quatro partes nas quais comento os conceitos ou ideologia no paradigma de gestão no neoliberalismo, acrescidos dos pressupostos orientadores das políticas e gestões educacionais de governos neoliberais, isto é, democracia, participação, descentralização, democracia e qualidade, são questionados na significação a eles atribuída no trabalho dos atores que compõem a escola.
1 Conceitos ou ideologia no paradigma de gestão no neoliberalismo?
A mercantilização da sociedade, o elevado desenvolvimento tecnológico, o aguçamento das contradições e aprofundamento das desigualdades sociais são acompanhados, simultaneamente, do aperfeiçoamento dos mecanismos teóricos e ideológicos de justificativa e sustentação da realidade capitalista atual.
Na sociedade globalizada sob a orientação do modelo neoliberal, a administração científica ganha força e passa a se constituir no arcabouço teórico fundamental das políticas públicas. Nele é forte o poder da ideologia, cujo uso abundante garante em grande parte o sucesso das teorias da administração moderna impregnando os principais conceitos que as norteiam. Estes apontam para a mobilização das forças produtivas engajando os agentes individuais e coletivos nos processos de funcionamento e administração de empresas, organizações sociais governamentais ou não, com o objetivo de aumento da produtividade a partir de racionamento de recursos com redução de gastos.
Ideologia e administração profundamente imbricadas na implementação de um “Estado Mínimo” reduzido em estrutura, gastos, e orientado para incremento das relações predominantes na economia neoliberal. Este Estado empenhado em garantir a reprodução da sociedade capitalista na atualidade cuida da distribuição dos