Neoliberalismo
Surgiu através da escola monetarista do economista Milton Friedman, na década de 70, surgiu como uma solução para a crise que atingiu o mundo em 1973, provocada pelo aumento do preço exessivo do petróleo.
Conjunto de idéias políticas e economicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia. Para os neoliberais deve-se haver total liberdade de comércio, pois isso garante um princípio economico e o crescimento social do país.
Segundo os neoliberais a produção de mercadorias deve ser maximizada tanto o quanto for possível, de forma que a sociedade possa comprar e vender em condições de competitividade.
Algumas características do Neoliberalismo:
Mínima participação do Estado na economia de um país;
O governo interfere bem pouco no mercado de trabalho;
Adoção de medidas contra o protecionismo economico;
Livre circulação de capitais internacionais;
Abertura da economia para a entrada de multinassionais;
Posição contrária a impostos e tributos excessivos;
A base da economia deve ser formada por empresas privadas;
Defesa dos principios economicos do capitalismo;
3 Princípios Básicos
Filosofia → para os neoliberais os homens não nascem iguais, então uma tentativa de exterminar a desigualdade, é um ataque contra a própria natureza das coisas. A desigualdade é um estimulante que faz com que os mais talentosos apareçam, ajudando no progresso da sociedade.
Exclusão e Pobreza → inspirados no darwinismo, que concluem que somente os fortes sobrevivem e cabe aos mais fracos conformarem-se com a exclusão natural. Esses devem ser atendidos por caridades feitas por associações e instituições privadas, que ameniza a vida dos pobres.
Os ricos → deles é que saem as iniciativas de investimentos lucrativos. Irrigam com seus capitais a sociedade inteira, assegurando sua prosperidade.
Crise → ocorre devido as demandas excessivas feitas pelos sindicatos operário para pressionar o estado. Com isso